segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O príncipe - parte 1

ALDEMAR

Aldemar dos Santos

07/11/31, Rio de Janeiro (RJ)

Posição: centro-médio (zagueiro)

Clubes: Vasco (1951-54), Santa Cruz (1954-58), Palmeiras (1959-64), América-MG (1964-?) e Guarani (1966).

Títulos: Torneio Pernambuco-Bahia - 1956, Supercampeão Pernambucano - 1957, Supercampeão Paulista - 1959, Taça Brasil - 1960, Campeão Paulista - 1963, Campeão da Taça do Atlântico e da Copa Rocca - 1960 (esses pela Seleção Brasileira).

Marcas: #Foi considerado, não apenas pela imprensa, mas pelo próprio rei do futebol, como um dos melhores marcadores de Pelé. Na decisão do supercampeonato paulista de 59, Palmeiras e Santos fizeram a final e Aldemar tinha a ingrata missão de marcar o camisa 10 santista. Os elogios de Pelé a Aldemar após o título palmeirense e à atuação destacada do zagueiro foram inevitáveis.

#Aldemar atuou quatro vezes pela Seleção Brasileira, tendo três vitórias e uma derrota. Sua estréia no Brasil aconteceu em 29 de maio de 1960, na vitória por 4x1 diante da Argentina, pela Copa Rocca. E a última partida vestindo a "amarelinha" foi no dia 29 de junho do ano seguinte, num amistoso, no Maracanã, Brasil 3x2 Paraguai. Pela Seleção Pernambucana disputou o campeonato brasileiro de 1956 (quase todo jogado em 57), quando Pernambuco terminou na quarta colocação. Dos onze jogos do time pernambucano Aldemar esteve presente em seis.


Características: Era conhecido por seu futebol elegante, as passadas longas e a inteligência. Além de um ótimo e hábil marcador, tinha bom porte físico e um grande espírito de liderança. Jogador de categoria refinada.


Estréia pelo Santa: 11/06/1954 -Santa Cruz 2 x 1 Botafogo-PB. Com a colaboração do pesquisador Carlos Celso Cordeiro segue a ficha do jogo abaixo:
Data: 11/06/1954
Competição: Amistoso Interestadual. Renda: Cr$ 52.235,00.
Local: Ilha do Retiro; Juiz: Anísio Morgado.
Gols: Tonho (41/1) // Tonho (20/2), Chaves (/2).
Santa Cruz: Neves; Santana e Lucas; Aldemar, Calico e Ananias (Edinho); Jorge de Castro, Tonho, Jaime (Expedito), Mituca (Geraldo) e Tampinha (Milton Lopes). Técnico: Oto Vieira.
Botafogo-PB: Zearmando; Nelson e Kleber; Vavá, Berto e Tita; Nelsinho, Chaves, Pedro Negrinho (Delgado), Dega (Milton) e Elcio.

Curiosidades: #Em 1966, foi contratado pelo Santa para ser técnico. No Recife, nem chegou a se apresentar ao clube porque já sofria de "Amnésia". Desapareceu, até que um ex-jogador amigo o encontrou na rua e o levou para casa. Logo em seguida, ligou para seus irmãos, no Rio de Janeiro, e eles foram buscá-lo em Pernambuco.

# Aldemar não era elegante apenas no campo. Ele chegou a figurar numa lista dos "10+" elaborada pela crônica social do Recife.

Hoje: Faleceu atropelado no Recife em 21/01/77. Depois que foi cortado da Seleção, em 1962, se entregou à bebida e nunca mais foi o mesmo. Em depressão, sofrendo de amnésia e, agora, refém da bebida, sua carreira entrou em decadência e a morte viria anos mais tarde.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Marcos,
como você já deve estar sabendo, o sr. José Neves - presidente da FBA (entidade gestora da Série B do Campeonato Brasileiro) e ex-presidente do Santa Cruz - entrou com uma ação judicial para tirar do ar o Blog do Santinha, criado há 2 anos e que reúne "crônicas, opiniões, desabafos e comemorações sobre o Santa Cruz Futebol Clube, o Santinha, e a torcida coral". O processo judicial foi ajuizado contra os jornalistas Inácio França e Samarone Lima, fundadores da página que conta a colaboração de pelo menos outros vinte tricolores.

Ontem (04/10/2007) publicamos um artigo no blog sobre esta tentativa de CENSURA:
http://www.blogdosantinha.com/artigos/ex-presidente-do-santa-cruz-vai-a-justica-tentar-calar-o-blog-do-santinha/

Nos ajude a repercutir esta notícia aqui no seu blog, vamos evitar esta tentativa de censura e intimidação.

Um abraço e saudações tricolores!